Senhora da Redonda de Alpalhão, uma das grandes festas do Alto Alentejo

 


Mãe da clemência e do perdão, a Senhora da Redonda é um dos santuários de referência do Alto Alentejo.

Situada no meio do campo, com o IP2 à vista, a cerca de dois quilómetros da vila de Alpalhão, num caminho sem saída, a Igreja da Nossa Senhora da Redonda está acompanhada por um grande penedo ao qual se trepa por escadaria esculpida no granito.


Num dia deste inverno fomos até lá com a certeza de que nunca estaremos sozinhos. Apesar de situada em sítio inóspito, a Senhora da Redonda tem sempre visitantes. Para além de um lugar cultual, é também um lugar de desfrute e de reflexão.


Fábio Belo, um divulgador da cultura alpalhoense, conta que a tradição popular diz que a Senhoras da Redonda apareceu em sonhos a um homem da Amieira do Tejo, tendo sido dito a esse homem que junto da ribeira do Sor iria encontrar a imagem da Nossa Senhora, tal como aconteceu.

A festa desta Nossa Senhora que sai à rua carregada de colares de ouro realiza-se sempre na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa (este ano, a 10 de abril). Está, por isso, muito próxima. É uma festa que por norma dura dois dias, contando com a tradicional saída da procissão, que dá a volta à igreja.