PR 3, um trilho para fazer na Comenda mas a precisar de manutenção e melhor sinalização

 


Esta quarta-feira, num feliz dia de plena primavera, fomos tentar fazer parte do PR3, entre a Ribeira da Venda e o Vale da Feiteira.


O PR 3 tem poucos mais de 16 quilómetros e é um percurso relativamente fácil que pode ser feito com alguns atalhos. O percurso entre a Ribeira da Venda e a ponte do Braçal é suave, com poucas pendentes, em caminho aberto e sem obstáculos. Mas...

A sinalética é francamente minimalista. De que é exemplo o que acontece nesta parte do percurso, quando, cerca de três quilómetros a seguir à Ribeira da Venda, é preciso virar à esquerda, a meio de uma ladeira que normalmente quem caminha faz em esforço, olhando para o chão que pisa. Eu, por exemplo, não vi a placa de desvio e continuei quase até à estrada para a Ferraria sem que me surgisse qualquer sinal (a tal cruz) de que estava fora do caminho.

Bem, foi um engano que me custou quase uma hora de caminhada mas que me proporcionou esta extraordinária visão de uma lixeira junto de uma das zonas já delimitadas para a central fotovoltaica do Polvorão.


Retomado o caminho, tive de abrir mato para prosseguir e tentei várias vezes encontrar a ponte do Braçal. Via perfeitamente o outro lado do caminho mas o mato era denso e a sinalização escassa no sentido de nos conduzir à travessia do rio. Fiz várias tentativas e até andei um pouco para jusante, tentando atravessar a Ribeira da Venda a pé mas vim para trás quando senti o resfolegar de um animal (gente da cidade!). Fica para a próxima mas desde já aqui fica o alerta para uma sinalização mais precisa nos pontos sensíveis do percurso e claro um alerta também para a limpeza pelo menos desta parte do caminho, onde me senti de regresso ao velho game Tomb Raider, que nos desafiava a encontrar enigmas.

Este é um percurso que valoriza a freguesia e o concelho mas que deve estar sempre impecável porque todos sabemos que depois de uma primeira má impressão resta correr debalde (ou neste caso de motosserra) atrás do prejuízo.

António Severino, vice presidente da Câmara Municipal de Gavião, já respondeu ao nosso repto:

"Estão identificados esses pontos de manutenção e melhorias . E já começamos a fazer num outro percurso essa manutenção. Brevemente iremos ter todos os percursos em ótimas condições como sempre ."