O jogo do belho joga-se na Comenda com cartuchos de G3


 Aqui na Comenda chamam-lhe o jogo do belho. O 'belho' é apenas uma variante do jogo da malha.

No caso da Comenda, na ADIC joga-se com cartuchos de G3 e moedas de 20 reis, numa distância naturalmente mais curta que a malha tradicional.


Conforme conta António Cabral, o tradicional jogo da malha tem várias variantes, nomeadamente na contagem de pontos, com o derrube do pino (ou belho) a variar entre dois e oito pontos. Até as malhas variam de tamanho, peso e espessura, podendo ser de pedra, ferro e até madeira. No Algarve há quem use malhas quadradas e na Estremadura algumas são furadas.


O pino, por seu lado, pode ser tratado por fito, meco, chito, chino, vinte, palhaço, belho, paulito, palito, piço, bicho ou pinoco.

Sobre o xito, diz José Caldeira Martins :

"Isso se ainda me lembro, aqui (Alpalhão) era uma " Limpa". O xito era uma pedrinha que se metia em cima dos botões, das moedas antigas, fosse o que estivesse em jogo, a que se atirava a malha a partir das "papas", limitadas pelas "ingarelas". Em Alpalhão também jogo do Vinte. O pino e os vinténs que, noutros jogos afins, eram a Malha ( um fragmento de telha de bordos alisados ) e o Xito."

O 'Jornaleiro de Montalvão' acrescenta:

"Em Montalvão chama-se "Finto" ou dito à moda "Finte", e até podiam ser isqueiros em vez dos cartuchos...(quase ninguém jogava à malha, era este o mais popular na segunda metade do século XX, e podia-se jogar no Adro (ao ar livre), ou nos cafés e tabernas que tivessem espaço, e também na casa do povo, etc, etc..."