Arquivo Digital e Imaterial da Comenda é exemplo a nível nacional

 


Esta semana falamos do futebol na Comenda e das memórias que ainda perduram das equipas que disputaram, nos pelados onde hoje está a zona industrial e no campo da bola que se seguiu (na saída para Tolosa).

Certamente muitos dos que andam por aqui serão capazes de identificar alguns destes craques na imagem disponível no Arquivo Digital e Imaterial da Comenda (PT/ADPTG/ADIC/0001/000008)

O Arquivo dá uma ajuda e acrescenta a legenda: (em cima) cunhado Sertório (?), António Serrador, Francisco Jorge, João Bonifácio, Armando Cunha, Cunha, Calado, (em baixo) Carrilho, Manuel Moreno e António Charrinha.

Confesso a minha estupefação quando, aqui chegado, verifiquei que a Comenda tinha um arquivo digital e imaterial disponível online. Tiro mais uma vez o meu chapéu a quem conseguiu desenvolver e concretizar este projeto.



Estas equipas nada têm a ver com a ADIC, são as primeiras equipas da Comenda nos anos 50-60, incluindo a primeira do Clube Castelanense (no canto inferior esquerdo), onde constam 3 personagens centrais em pé ao centro: o padre Farinha, o meu avô Agostinho Jorge e o Manuel Moreno (abraçados) antigo proprietário do "Prédio" de 1913 à saída para o Vale da Feiteira (irmão de João Guimarães Moreno entrevistado in Comenda com Gente), informa Ricardo Branco. 

O Arquivo Digital e Imaterial da Comenda reuniu 200 representações digitais de fotografias, depois de ter sido iniciado em 2016. O arquivo foi integrado na Rede Portuguesa de Arquivos em maio de 2018. Para além de fotografias e outros documentos de elevado valor arquivístico, foi possível reunir diversos traços da vida quotidiana na Comenda.

Quase 300 pessoas são já colaboradores activos e beneficiários directos desse precioso espólio comunitário único, que reune ca. 4.000 fólios documentais, na sua maioria já classificados e inventariados.

No próximo dia 4 de Maio completará assim 5 anos de existência on-line. Estão desde já convidados a participarem nesta efeméride! Registem-se e sejam muito bem-vindos: https://forms.gle/KZaM6H2YqzWQeBAc8


Como se tudo isto não bastasse, Jorge Branco lançou dois livros que sintetizam a história da Comenda no século XX - 'Comenda com Alma' e 'Comenda com Gente'. E pelo que sei vem aí mais um.

Que outra aldeia de Portugal pode dizer tem nas suas mãos um património memorial tão valioso? Não conheço!

Tudo isto num concelho que não tem o seu arquivo municipal organizado e tratado, ao cuidado dos seus serviços de biblioteca.