O Jogo do Burro continua bem esperto no Alto Alentejo e na Comenda

O tabuleiro que estão a ver é o do Jogo do Burro que se encontra na ADIC. É diferente do que foi utilizado esta manhã no torneio distrital que se disputou na associação desportiva que nasceu na antiga fábrica IDFAL que aqui funcionou mais de duas décadas dando emprego a mais de uma centena de pessoas e que deu lugar a uma zona industrial entregue ao ar e ao vento.

Este tabuleiro tem três marcas e buracos na parte central de cima que duplicam e triplicam os 100 pontos conseguidos num tabuleiro tradicional [imagem em baixo] quando a moeda lançada por ali entra.


Os burros, esses, são comuns aos dois tabuleiros. O jogo termina quando se conseguem 500 pontos (ou mais) e cada jogador de uma equipa de dois elementos lança três moedas. O marcador fica a zero quando a moeda fica nos quadrados do burro e conta 200 pontos quando entra no buraco. Quando as moedas tocam a linha não contam pontos.


Mas não são moedas quaisquer. Apenas se joga com XX Reis, moedas do final da monarquia portuguesa que permanecem em jogo com mais de um século de utilização.


Hoje, o torneio do Jogo do Burro juntou 27 equipas nas instalações da ADIC. Os vencedores já aqui foram citados e importa dizer que as equipas da Comenda estiveram muito bem e uma delas terminou em 3.º lugar.


A jornada começou cedo e durou até às 14 horas. Os jogadores contaram com um excelente serviço de 'comes e bebes' e a competição foi brava mas sempre positiva. Ao contrário do que diz, aqui em cima, um dos vencedores, que veio de Assentos (Portalegre), o jogo está longe de ser uma questão de sorte embora esta também seja naturalmente convocada. Ou seja, é um Jogo do Burro que não é para burros.


É bom verificar que os jogos tradicionais continuam vivos aqui pelo Alto Alentejo.



Parabéns à ADIC pela organização...e pela excelente morcela assada.