De Vale de Gaviões a Portel à Margem do Lenho sagrado, das virgens, das relíquias e de algum exorcismo

 


Entre as estantes da Biblioteca Municipal de Gavião - um espaço admirável, com uma anfitriã muito simpática que segue este blogue -, Natália Nunes apresentou o seu livro 'A Virgem, os Santos e o Santo Lenho: Exorcismos e Milagres (Concelho de Portel).

Natural de Vale de Gaviões, concelho de Gavião, terra que Mouzinho da Silveira escolheu (não por acaso) como última morada, Natália Nunes é doutorada em Literatura Portuguesa Medieval mas revela um interesse muito apurado pela História.

Ainda só passei os olhos por este livro mas já encontrei algo que procurava há muito tempo - uma referência muito concreta e precisa ao culto de Nossa Senhora das Neves, tema que já abordei num dos poucos livros que editei - e já o coloquei no topo da lista de espera da minha mesinha de cabeceira (ainda sou dos antigos, ou seja, daqueles que gostam de ler na cama).

Este é um livro que se centra nos cultos e nas relíquias do concelho de Portel, e outras vicissitudes vernaculares, religiosas e históricas, mas que não se fica por aí. Os temas que aborda abarcam todo o território português e muito especial o Sul de Portugal, esse vasto território que sofreu 'pesadas' influências do mundo pré-romano, romano e árabe e que na Idade Média aqui concentrou grandes recursos e até provocou estadas longas de monarcas.


Entre várias histórias que podem encontrar, aqui destaco a devoção de Álvaro Gonçalves Pereira e do seu filho Nuno pela Nossa Senhora da Conceição, não por acaso padroeira de Portugal desde o reinado de D. João IV. 

Parabéns à Natália por este belo livro que agora espera por mim para uma leitura mais profunda e, quiçá, para me tirar o diabo do corpo, quando necessário.