Os depósitos de água do nosso Alto Alentejo


Tenho um amigo da minha terra natal (Leça da Palmeira, Matosinhos), o Jorge Telmo, que faz 'coleção' de fotos de depósitos de água deste tipo, tão comuns também no Alto Alentejo.

São marcadores de território e continuam com a sua funcionalidade, como acontece em Tolosa e também aqui na Comenda.

Estas estruturas que se destacam no jeito de torres de menagem nem sempre se apresentam em bom estado de conservação. Mas mereciam um cuidado sempre especial pois são icónicos para as aldeias e vilas onde se encontram.



Eu sei que vivemos num tempo em que a moda passa pela criação de momentos artísticos nas rotundas e Tolosa, através da Câmara de Nisa, uma autarquia que apresenta grande dinamismo, bem patente na sua revista municipal e na programação cultural, até nem ficou mal servida com o seu packman rodeado de ovelhas, uma referência ao famoso queijo de Nisa que passa muito por Tolosa.


Mas desculpem qualquer coisinha. Continuo a preferir estas torres aguadeiras. Eu e, claro, o meu amigo Telmo Esteves, que um dia, quem sabe, ainda vai assentar por cá.

Uma última palavra para referir que muitos depósitos deste tipo começam a ser implodidos um pouco por todo o país sem que muitas vozes se levantem. O mais importante nestes tempos parece ser mesmo trocar o hino nacional por uma coladera qualquer, digo eu.