Hoje vamos dar os parabéns a Atílio Domingos

 


Esta manhã, pelas 11 horas, apareceu no 'Choupinho' de camisola de manga curta enquanto o termómetro marcava 6 graus. Não foi para espantar. A jornada de Atílio Domingos, na sua 'herdade' do Vale da Feiteira, tinha começado com o raiar de um dia que dispensa ida ao ginásio para pôr ordem no físico.

Hoje, 6 de dezembro, era também dia deste 'rei do Vale da Feiteira', um homem com origens em S. João da Madeira, terra que muito bem acolheu a minha sobrinha Inês Reis, igualmente terra do futuro primeiro-ministro de Portugal, que cedo veio para a freguesia da Comenda e que aqui é bem conhecido.


Atílio Domingos faz hoje 66 anos plenos de energia e vitalidade. O homem que dirige também o restaurante/bar de apoio da Ribeira da Venda, e que aí serve um leitão de fazer estalar todos os sensores cerebrais ligados ao paladar e ao prazer, é, sem dúvida, um fator de dinamismo da nossa freguesia - está sempre a processar e, claro, a trabalhar.

O português dos Descobrimentos está um pouco no senhor Atílio - aquele homem que ousa, que não tem medo do trabalho e que quer sempre avançar. A sua amizade é uma das dádivas que recebi desde que me instalei nesta aldeia alentejana.