Afinal, a que distância está a Comenda/Castelo Cernardo do mar?

 

Uma pergunta que os meus amigos me fazem é como consigo viver sem sentir a presença do mar?

A resposta é fácil: tenho aqui, na Comenda, todo um mar natural à minha volta, uma paisagem onde os nossos olhos rapidamente se perdem, muito especial quando o sol se põe.

Sempre vivi perto do mar - a minha última casa ficava a 300 metros da praia do Cabo do Mundo, em Perafita, Matosinhos - e, claro, adoro o oceano. Na minha infância estavam garantidos quase três meses de temporada de praia, pese a nortada e o nevoeiro. Era o tempo de 'armar a barraca'.

Mas a verdade é que a vida acelera sempre e posso dizer que nos 17 anos que vivi no Cabo do Mundo (belo nome, não é?) poucas vezes aproveitei a proximidade do mar. Também é certo que na nossa costa norte raros são os dias plenos e muitos são os dias, mesmo no verão, de forte nortada. Muitas vezes saí de casa de toalha na mão e voltei quando levei a primeira chapada de vento ao pisar a areia. E a temperatura do oceano não é propriamente convidativa...

Bem isto a propósito de uma informação que podem achar pouco pertinente mas que aqui fica. O ponto da nossa orla costeira mais próximo da Comenda fica precisamente a 114 quilómetros em linha reta, batendo na Pedra do Ouro, a norte da Nazaré e do seu famoso canhão que é a Meca, a Medina e a Jerusalém dos surfistas.

Ter o mar sempre na mira também pode ser algo que pode confortar quem a beira mar deixou para se deixar rodear por um mar de campos, ribeiras, vida animal e, claro, pelo carinho destas gentes, aqui sentados 270 metros acima do nível do mar.