Natal alentejano é como todos mas para quem cá está é sempre especial

 


Esta é a primeira vez que vivemos esta época de Natal em terras do Alto Alentejo, onde viemos parar de forma perfeitamente aleatória. Mas até ver com boa fortuna. Por fortuna entendendo-se a forma como forma acolhidos e a vida que aqui podemos desfrutar.

Concretamente, em Castelo Cernado, vulgo Comenda, apesar dos registos oficiais celebrarem a primeira nomenclatura.

Uma aldeia alentejana com meio milhar de residentes, a 18 quilómetros da sede concelhia, Gavião, e a outros tantos de outras duas sedes de concelho, Crato e Nisa. Convenhamos que não é para todas as aldeias ter esta oferta tão equidistante. O que é mais um dos fatores que valorizam Castelo Cernado/Comenda.

Não vamos passar aqui o Natal, pois iremos até Matosinhos durante três dias, mas já tivemos a sorte de aqui viver bons momentos relativos a esta época, com especial destaque para os concertos de Natal do Orfeão Estrela da Planície e da Banda Juvenil Municipal de Gavião, que decorreram em dois espaços - o salão paroquial da Comenda e o Cine Teatro de Gavião - com toda a dignidade e condições para este tipo de espetáculos.

Aqui ficam os votos de boas festas para todos os comendenses e gavionenses. Dia 26 estaremos de volta, iremos perder o madeiro da Comenda mas não se pode ter tudo na vida, certo? E a verdade é que o temos já é muito bom.