Já é tempo de Natal no Mercado de Nisa

 


O domingo é sempre um dia especial no Mercado de Nisa.

Esta manhã, 4 de dezembro, havia uma novidade: a casa do Pai Natal e trabalhos dos alunos das escolas nisenses alertando para a luta contra a pobreza.

A pobreza e o Natal andam normalmente de mãos dadas, a causa e a causalidade, mas a verdade é que esta época é uma época de consumo e de fartura nas mesas. Uma das tais contradições que são típicas de narrativas sazonais de uma sociedade virada para dentro de casa durante quase todo o ano e de vez em quando a fazer de conta que se importa com os outros.


Bem, o melhor é não tentar contrariar a natureza humana e apenas dar o registo do colorido que se sente num pequeno mas muito bem recuperado mercado, por ora a 'meio pau', mas com suficiente atrações para nos levar todos os domingos, ou quase, até lá, cumprindo os 18 quilómetros que separam a Comenda de Nisa. Para ver também este curioso presépio...de mel.

Obviamente, ninguém pode ir ao Mercado de Nisa ao domingo sem provar a famosa massa frita, que desta vez acompanhei com chocolate quente. Aconselho vivamente, agora que o inverno meteorológico já começou (1 de dezembro) e o frio começa a reclamar a lenha que tínhamos guardada.