Do Regata ao Tapada, sem esquecer o Lagarteiro

 


Após um ano por terras do Alto Alentejo, agora definitivamente radicado na Comenda (Gavião), já posso avançar para uma pequena síntese das minhas explorações gastronómicas por aqui.

Desde logo, uma ideia: a oferta é escassa.

Na Comenda, por exemplo, só temos ao domingo, durante o inverno, a alternativa do restaurante da Ribeira da Venda, onde o leitão é rei durante as restantes estações, sobretudo no verão. Claro, o nosso 'Cantinho da Relva' não falha com o seu excelente serviço de takeaway.

No mais, pode ser pouco o que temos mas é bom.

O 'Regata' de João Junceiro, em Alpalhão, tem sido uma das escolhas mais frequentes e até já lá levamos quem reside há alguns anos no Alto Alentejo e ficou agradavelmente surpreendido pela qualidade e quantidade da carta e também do atendimento. Este é um restaurante totalmente dedicado à gastronomia alentejana, onde bastaria ficarmos pela entradas de enchidos e pela tábua de queijos, para não falar numa sericaia absolutamente divinal.

O 'Lagarteiro', em Gáfete, também não desmerece, igualmente com excelência de atendimento e com uma relação qualidade/preço muito boa.



Falta-nos experimentar, em Alpalhão, o 'Tapada das Safras', cujo cozido está a fazer verdadeiro furor. Um espaço à saída de Alpalhão com um enquadramento paisagístico magnífico. Mas lá chegaremos.

A oferta é escassa, como já referi, mas tem sido cada tiro, cada melro, pois a qualidade é sempre alta.

Se tiveram algo mais acrescentar, 'chutem' para aqui.