Da Laje do Penedo Gordo avista-se a Comenda e mais além [com vídeo]

 


Nem sempre a toponímia é fácil de explicar mas por vezes o melhor é mesmo não complicar.

No caso do Monte da Pedra, a aldeia irmã da Comenda, tal como Vale da Feiteira, mas a primeira já no concelho do Crato, qualquer especulação sobre a origem do topónimo é pura perda de tempo.



É 'Monte da Pedra' porque a aldeia se encontra num local onde se evidenciam grandes afloramentos graníticos. Este é o maior, conhecido por Laje do Penedo Gordo. O 'Penedo Gordo', nome de uma aldeia do distrito de Beja, não é mais que a designação popular para um grande afloramento rochoso, muitas vezes também sinal da existência de uma anta ou dólmen (há uma com esse nome e precisamente em Belver, no nosso concelho).

Este penedo também é laje (e não lage, como é referido na placa indicativa) e reza a tradição que era ali que em tempos de antanho o povo se juntava para malhar o trigo que já não se cultiva por estas bandas. 

O Monte da Pedra possui ainda outro afloramento granítico de grande dimensão: a Laje de Santo Estevão, junto à respetiva ermida.



O afloramento, que já sofreu alguns cortes devido a extração de pedra, permanece imponente e proporciona uma vista de 360 graus que abarca a 'nossa' Comenda e, mais ao fundo, a serra de Perdigão, para a norte do Tejo. Na direção da serra de São Mamede é possível apreciar o espetáculo preocupante da mancha de eucaliptal que se estende na planície...


Este é um local de paragem obrigatória na saída do Monte da Pedra, com indicação logo no cruzamento na direção do Crato. O carro pode ir até à laje mas aconselho o passeio a pé pelos campos. É um trajeto curto mas vivificante.

Já está no meu roteiro e quem cá vier já sabe o que podemos ver e apreciar.