A Rua 5 de outubro da Comenda que já foi do Mija em Pé

 


Esta é a Rua 5 de outubro da Comenda, que celebra o início de uma nova era para um país que desde Afonso Henriques viveu em monarquia.

Uma rua que começa, ou acaba, junto à Praça e vai até aos limites da aldeia. Neste troço, desde o Café Alentejano, corre em linha reta, curvando depois e descendo para sul.

Segundo Maria Chambel, esta rua já foi rua da Ribeira, Monte da Pedra, do Castelo Cernado e... Marcelo Caetano. 


Também aqui já se sente o espírito de natal. A propósito, esta terça-feira um grupo de senhoras da Comenda, entre os quais a 'patroa', vai enfeitar, com a colaboração da junta de freguesia, a rua principal, a Rua Delfina Pequito Rebelo.


Esta rua era a do Mija em Pé pois aqui existiu uma famosa taberna que não tinha asseios. Por isso, a clientela regava a via pública abundantemente para desespero dos vizinhos, num tempo em que eram raras as casas de banho privadas na nossa aldeia (perdoem o pleonasmo). Mas se quiserem conhecer melhor esta história terão de ler o livro de Jorge Branco 'Comenda com Alma', que julgo estar disponível na junta de freguesia e se não estiver podem pedir que eu empresto. Segundo a Maria Chambel, a taberna referida era a Taberna do Ti Possidónio. 

Na parte que me toca, aqui fica o registo de uma bela e singela escultura desta rua da Comenda, num ambiente de brancura, a caminho do cruzamento com a Rua do Saco, com a rua depois a descer até aos campos. 




A rua, como já disse, perde-se na charneca, onde são muitos os caminhos que podemos calcorrear, entre oliveiras e cactos, riachos, veredas e penedos.