O 16 da Rua Freitas Martins está quase pronto


 

Tanto quanto consegui apurar, o n.º 16 da Rua Dr. Freitas Martins, antiga rua do Albino, nunca foi habitado depois de funcionar como Casa da Sopa (onde era servida uma sopa reforçada aos meninos da escola primária, até ao final dos anos 50).

A propriedade que era da família Gueifão agora é nossa e a obra da casa principal está quase concluída. A patroa escolheu o seu azul e branco para 'vestir' a casa e o 16 que já era da casa passa agora também a ser o do Jardel, provavelmente o maior goleador de sempre que passou pelo FC Porto e que tive a sorte de acompanhar e conhecer nos seus tempos de glória.

A recuperação de uma casa é sempre importante sobretudo numa aldeia do interior que tem vindo a registar acentuada quebra demográfica (um problema geral que os políticos nascidos muitos deles nas berças ignoraram olimpicamente quando se instalam em Lisboa), Mas mais importante que recuperar é ocupar, habitar, contribuir para a economia local, estar presente e participar na dinamização de uma aldeia de gente humilde e muito afável. É o que estamos a fazer agora que decidimos encontrar um espaço para viver fora do ruído e da agitação das grandes cidades, que têm os seus atrativos mas 'moem', sobretudo quando chegamos a uma fase da vida em que queremos sentir o respirar das árvores, apreciar o brilho das estrelas e ter tempo para ver e ler.




O Alto Alentejo é uma região encantadora não apenas pela sua diversidade (aqui perto temos, por exemplo, a Serra de S. Mamede) mas sobretudo pela sua cultura. Sim, podíamos ter sonhado com uma casa num condomínio fechado à beira-mar com piscina mas foi esta a nossa escolha: no 16 da Freitas Martins, na aldeia da Comenda, concelho de Gavião, aqui com o Crato e Nisa também tão perto.

Sintam-se convidados a conhecer a Comenda!