Arte num café da Comenda com um balanço de coladera

 


"O Choupinho" é o café central da Comenda, situado na estrada municipal que vem de Gavião e segue para o Monte da Pedra. É um dos três pontos de encontro dos comendenses e hoje ali estive.

Para finalmente me surpreender com esta imagem da autoria de Évora, sobrinho da cantora caboverdiana Cesária Évora.


A pintura é de 1996 e foi feita depois de uma bela tarde de convívio na Ribeira da Venda. Os donos agora do café preservaram-no quando ali chegaram e até fizeram uma moldura que ficou 'a matar'.

É uma pintura naturalista singela mas que retrata bem a tal ponte que muitos dizem ser romana mas que não é (as pontes romanas são regulares, não se levantam em tabuleiro, ao contrário das pontes medievais).


Ainda n' O  Choupinho, surpreendemos numa das prateleiras do 'museu' esta garrafa de Sagres de meados do século XX. Ainda contém o néctar original. Prometemos aqui trazer mais garrafas de coleção, que sobraram no espólio da mercearia de João Gueifão (adquirida pelos proprietários do Choupinho há cerca de dois anos).


Mas o Choupinho ainda tem mais para mostrar. Na sua esplanada das traseiras, um artista local desenvolveu todo um programa decorativo.

Está visto que também nas nossas aldeias os espaços são preservados, tratados e valorizados, dispensando pintores de paredes que se pagam a peso de ouro ou decoradoras famosas de Cascais.

Parte, no fundo, de cada um de nós o respeito pelo passado e o sentido da beleza e do bom gosto.

Parabéns ao O Choupinho, que hoje me surpreendeu quando ali fui trincar um rim e beber um Sumol. Na Comenda continua a haver sempre algo para descobrir.