Mas que linda foi a nossa festa

 


Festa de fim de verão, a celebração da Nossa Senhora das Necessidades voltou a acontecer na Comenda e um pouco por todo o país. É mais um culto mariano que devemos ao 'trabalho de sapa' dos franciscanos, os grandes responsáveis pelos cultos e celebrações da mãe do Rei dos Judeus.

As imagens que nos chegaram dispensam legendas para definir o sucesso da comissão de festas dirigida por Miguel Ângelo Marques e sob a responsabilidade da ADIC. Nem faltou uma garraiada!

Este ano ainda não foi possível vivenciar a grande festa da nossa freguesia - apenas nos iremos aí instalar definitivamente no início de outubro - mas deu para perceber sobretudo o entusiasmo, a alegria e a devoção dos comendenses por esta festa que se estende do Vale do Grou a Castelo Cernado. A ligação entre os dois lugares é um facto que tentaremos deslindar.

Tenha-se em conta que o Vale do Grou já foi local habitado e por isso mesmo ali temos uma igreja e ainda o cemitério paroquial. Seria aí realmente a Comenda que depois se transferiu para Castelo Cernado? Mais um dado para este tabuleiro: na Ribeira da Venda, no lugar citado por Vila Franca, também já houve assentamento populacional. É algo de muito interessante 'isto' de termos três referências a povoados numa área muito restrita.



Mas não foi por isto que vim aqui. Apenas aqui estou para dar os parabéns a quem organizou a festa e também a quem nela participou. A Comenda mostrou que tem gente e tem alma.