A Ribeira da Venda de novo a toda a força


As chuvadas que aconteceram no início de setembro também proporcionaram a transformação do açude da Ribeira da Venda, que conheceu um verão de secura, com o nível da água a tocar os mínimos.

No início da terceira semana de setembro, o aspeto da Ribeira da Venda era este, com o açude preenchido na sua totalidade e ainda assim a deixar passar água para jusante. Não muita, é verdade, mas ainda assim num cenário completamente diferente daquele que conhecemos no verão.



Tanto quanto conseguimos apurar, na região da Comenda a chuva que caiu em setembro representou um terço do total do ano. Ou seja, foi um verdadeiro maná que caiu do céu e que proporcionou mesmo o despontar de relva nas pastagens à volta da Comenda.

Vamos agora fazer figas que o outono nos traga mais água e que o inverno não lhe fique atrás, se bem que nos últimos anos S. Martinho tenha vindo a exagerar na transição entre estas estações. Vamos pedir-lhe todos para desta vez não exagerar no tal verão fora de época...

Entretanto, preparemo-nos para três grandes eventos: a 1 e 2 de outubro o circuito de motociclismo do Vale da Feiteira (aberto a motorizadas), a noite de fados no dia 8 (no salão paroquial) e, no fim do mês, o espetáculo da Baja de Portalegre.






Uma última palavra para o trabalho feito pelo senhor Atílio durante todo o verão no bar/restaurante, bem assim como o trabalho realizado nas piscinas e na envolvente pelo colaborador da Câmara Municipal de Gavião para esta função destacado.