No n.º 22 da Rua Freitas Martins, na antiga Taberna do Ti Albino, sobrevive a memória de um dos ícones da Comenda do final do século XX - o toldo do Café Texas Bar, do senhor António, filho do senhor Albino.
O Texas Bar ficava na Rua Pequita Rebelo, ao lado da morada de família do senhor António, que foi quem me vendeu a casa onde ficava a Taberna do Ti Albino, que será transformada em habitação.
Tive o privilégio de recuperar algumas das memórias do Texas Bar e da Taberna do Ti Albino na companhia do senhor António mas quem as quiser sorver com pormenor o tempo em que a Comenda tinha mais de uma dezenas de tabernas terá mesmo de ler o livro de Jorge Branco 'Comenda com Gente', um livro que continuo a reler e que não deixo de recomendar - está à venda no posto da junta de freguesia e encontra-se esgotado na Wook.
"Duas boas memórias. A do Texas Bar, uma paragem obrigatória de juventude e idade adulta. A taberna do Ti Albino, a meninice e a vizinhança movimentada pelos vários negócios do proprietário. De alguns, tenho ainda memória, de outros, nem por isso."
Algumas das ferraduras ainda se encontram pregadas nas paredes da antiga taberna.
Na minha terra, Matosinhos, o Texas Bar era um dos muitos bares de alterne que serviam os marinheiros que aportavam a Leixões e que noutros tempos se demoravam na zona portuária - hoje é só chegar, descarregar e zarpar, não dá tempo para a marinhagem ver as montras e descarregar o porão.
Lembram-se certamente também o filme 'Paris, Texas', um filme mítico de Wim Wenders com parte do roteiro da autoria do enorme ator Sam Shepard (pena que tenha dedicado tão pouco do seu tempo à literatura) que por acaso não foi filmado em Paris, cidade do estado do Texas. Um filme que na minha juventude quebrou a narrativa comercial de Hollywood (nada contra, atenção!) e que ficou nesta retina.
Comenda, Portalegre.
Paris, Texas.
Tão longe e tão perto.