E se o castelo da Comenda for uma encenação medieval?

 


Se relativamente ao nome 'Castelo Cernado' o seu significado permanece por decifrar, quanto ao nome 'Comenda' não existem reticências nem dúvidas.

Comenda é Comenda porque integrava parte ou a totalidade de uma comenda do Priorado do Crato, sob a bandeira dos Hospitalários.

"A organização em comendas remete, por um lado, para um léxico e um comportamento muito medievais – o ato de se encomendar a alguém – e, por outro lado, para uma delegação de competências – da instituição, ou seja, da Ordem para o plano pessoal, isto é, o comendador. A dispersão do património colocado sob a administração das Ordens exigia esta solução de corresponsabilidade no plano administrativo que ultrapassava os limites físicos de cada comenda a título individual e traduzia interesses socioeconómicos internos e externos às próprias", refere a historiadora Paula Pinto da Costa, uma das autoridades nesta matéria.

"As comendas são elementos chave na articulação entre, por um lado, o património das Ordens e a gestão que estas instituições faziam dos seus recursos patrimoniais e rentistas e, por outro, a pressão régia e social que recaía sobre as mesmas", refere ainda esta investigadora de tombos.

"Às comendas estava, naturalmente, associada também uma dimensão mais simbólica. Na verdade, não apenas por motivações militares, mas também por razões de encenação senhorial, faziam-se torres de menagem e outras obras de prestígio onde se gastavam muitos recursos", escreve ainda PPC. Era aqui que queria chegar para irmos da Comenda para Castelo Cernado. Este último com forte probabilidade de ser um nome que resultou da tal vontade de dar a uma comenda uma dimensão mais simbólica, encenando na paisagem uma construção de cariz castrense que entretanto foi desconstruída enquanto perdurou um nome.