Montado: agricultura ou floresta?

 


Do meu amigo Carlos Aguiar, professor de agronomia e botânica no Instituto Politécnico de Bragança:

O montado é agricultura ou floresta?, discutia-se ontem na reunião da SPPF-Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, em Mértola. Os florestaIs defendem a pés juntos que é floresta; os agrónomos que é agricultura. Um cientista de vegetação responderá que se trata de uma pastagem com árvores, um ecossistema estruturalmente muito distinto da floresta.
Dei por mim a comparar o montado com o souto transmontano: i) dois ecossistemas de fagáceas manejados pelo homem; ii) o montado já se semeia ou planta, o souto tb.; iii) as bolotas e as castanhas num passado recente eram consumidas espécies domesticadas; iv) o coberto arbóreo até é superior no souto; v) ambos são pastados (com uma interrupção de 2 meses nos soutos); vi) têm, inclusivamente, alguns patógenos comuns. Bom, se o montado for "entregue" ao ministéro do ambiente, então, se querem ser consistentes, levem tb. o souto. Floresta ou agricultura, é irrelevente – o montado e o souto mostram sim que a transferência das florestas para o ministério do ambiente é no mínimo esquisita.

P.S. Dizia-me um engenheiro zootécnico: asneira foi dividirem a agronomia em engenharia agrícola e zootecnia. Para gerir estes montes é essencial dominar as duas áreas. Respondi: esperemos que os cursos de medicina não se pulverizem em neurologia, cardiologia, gastro, nefro, etc., etc. senão ficamos sem médicos de família.