Mais de 270 mil painéis já chegaram à Margalha

 


Cá estão os primeiros painéis solares a instalar na primeira central fotovoltaica a instalar no concelho de Gavião, neste caso a central da Margalha, nos territórios da União das Freguesias de Gavião e Atalaia e da freguesia de Margem.

As são as sub áreas destinadas a painéis solares, com a instalação a fazer-se junto à nacional 118 e também junto da estrada municipal de acesso ao Vale da Vinha, com a central instalada junto à nacional 244.

Ao contrário do que o mapa indica, também a zona junto à entrada nacional na direção da Degracia Cimeira será zona de instalação de painéis, com tudo já preparado para a montagem, que deverá começar em breve.

Esta central envolve um investimento de 95 milhões de euros. Neste parque solar vão ser instalados mais de 270 mil painéis solares em 278 hectares de terreno (uma área comparável a 273 campos de futebol), com painéis já com maior potência (525 Wp).


Esta central terá uma potência de ligação de 120 MVa e será compostas por geradores solares de corrente contínua, inversores e transformadores elevadores de tensão, sendo a energia canalizada para esta subestação (perto da Amieira Cova) e a ligação feita por linhas de muita alta tensão até à central do Pego.

Para março está previsto o início da obra, também da responsabilidade da Akuo Energy, na central do Polvorão, com a instalação do dormitório para 140 trabalhadores, quase todos de origem indotasnica, no antigo campo de futebol da ADIC Comenda.