ELEIÇÕES Na Comenda falta saber quanto resiste o PS e se o CHEGA supera PSD e CDU

 


Domingo é dia de ir a votos, para as legislativas que foram antecipadas depois da demissão do primeiro-ministro António Costa.


Na freguesia de Comenda vamos ter dois locais de voto, um na junta de freguesia e outro na antiga escola primária da Ferraria.

Permanece ainda alguma incerteza quanto ao desfecho destas eleições, embora a AD esteja nas sondagens com uma vantagem de 5/6 pontos relação ao Partido Socialista. A grande incógnita diz respeito ao resultado do CHEGA, partido com muita penetração também no distrito de Portalegre.


Na Comenda, o CHEGA passou, das eleições de 2019 para as de 2022, de sétima para quarta força partidária mas é claro o predomínio do PS numa freguesia que perdeu nas últimas eleições autárquicas para a CDU. Estas eleições são uma espécie de teste à resistência dos socialistas na nossa freguesia, onde os socialistas estiveram em campanha com os seus candidatos a deputados pelo círculo de Portalegre, tal como aconteceu também com a AD.


O distrito de Portalegre elege apenas dois deputados para a Assembleia da República e nas últimas eleições o PS conseguiu à justa fazer o pleno. Portalegre é também, conforme se verifica acima, um distrito que balda muito votos. Nas últimas eleições, por exemplo, mais de 26 mil votos foram atribuídos a forças partidárias que não elegeram deputados, sendo que no total do distrito o CHEGA já superou a CDU em votação.

Nas últimas legislativas, o PS garantiu a nível nacional uma surpreendente maioria absoluta, com 41,37% dos votos contra 27,67% do PSD de Rui Rio. Em Gavião, os socialistas foram ainda mais longe, com 57,88% dos votos contra 16,38% do PSD. O CHEGA bateu a CDU por dois votos (160-158) e foi a terceira força partidária no nosso concelho.


Na Comenda, em 2022, o PS foi dominante e a CDU superou o PSD por 14 votos, com o CHEGA a 13 votos de distância do PSD.

CDU, PSD e CHEGA somaram 217 votos, menos que o score do PS.



Embora fora do âmbito da campanha eleitoral, Luís Montenegro foi o único líder partidário que pôs o pé na Comenda e em Gavião no último ano. O líder do PSD esteve em setembro nas festas de Nossa Senhora das Necessidades.

Este é o boletim de voto no distrito de Portalegre.

Eis os resultados de todas as legislativas desde abril de 74.