António José Seguro também ganha em Gavião a primeira volta das eleições presidenciais.
Na Comenda, o candidato apoiado pelo Partido Socialista ganhou igualmente, com uma vantagem de apenas 31 votos sobre André Ventura. Vá lá, aqui Marques Mendes conseguiu ser quarto mas por muito pouco.
Mas na mesa da Comenda e Vale da Feiteira a diferença entre Seguro e Ventura foi de apenas 11 votos, com Gouveia e Melo a somar 32 votos e a ser o terceiro mais votado.
No concelho de Gavião, a vitória de Seguro ficou longe do resultado autárquico de António Severino (64,7%) mas marcou bem a diferença para o segundo, André Ventura, com este a triplicar a sua votação em relação a 2021. Gouveia e Melo foi terceiro com uma boa vantagem sobre Marques Mendes.
Na União das Freguesias de Gavião e Atalaia, Seguro superou os 400 votos mas Ventura teve quase 30% e ficou muito à frente do terceiro classificado. Marques Mendes teve um resultado desastroso e foi superado por Cotrim Figueiredo num ambiente eleitoral onde vale à volta de três centenas de votos.
Em Margem, o candidato do PS também ganhou mas com 52 votos de diferença para André Ventura.
Por fim, Belver deu a António José Seguro a maior vitória enquanto Gouveia e Melo mordeu os calcanhares a André Ventura (que ficou a 130 votos de Seguro).
No distrito, Seguro venceu Ventura apenas por 60 votos, depois de ser primeiro em sete dos 15 concelhos do Alto Alentejo, ficando ainda de vencer em Ponte de Sor.







