Neste espaço que hoje é um restaurante funcionaram durante muitos anos os Paços do Concelho da Amieira, quando esta aldeia hoje do concelho de Nisa era sede concelhia.
A "Casa do Balcão" é um edifício construído em 1682 e que foi restaurada duas vezes na segunda metade do século XX. É muito provável que antes destas obras tenha tido outras.
A verdade é que a casa se mantém de pé, perto do castelo da Amieira do Tejo, um dos castelos portugueses do grupo dos "magníficos".
Hoje, a "Casa do Balcão", que foi sede do grupo desportivo e cultural local, é restaurante, explorado pelo senhor Paulo, apenas com folga à segunda feira.
Fomos lá experimentar esta sopa de cação. Que estava no ponto, sendo certo que nunca há uma sopa de cação igual à outra.
Mas também pusemos o dente num bitoque de alheira. Frita sem pele, como deve ser, e muito suculenta. Uma alheira também nunca é igual a outra mas esta estava acima de muitas.
Mais uma boa notícia: os preços são muito em conta em função da qualidade da comida.
Só não provamos as sobremessas pois a responsável por estas descansou no passado domingo. Mas lá iremos voltar certamente para elas e também para o resto da carta.
Aqui perto, a 20 minutos de carro. Vale a pena.
PS - Ao fim de semana convém fazer reserva.


