Como a nossa rua da Fonte há mais de 1200 ruas em Portugal

 


A nossa Rua da Fonte é de direto entendimento toponímico, indicando o caminho precisamente para a fonte da Comenda mais utilizada nos últimos tempos em que não havia água canalizada na nossa aldeia.


A fonte ainda está lá ao serviço e os respectivos lavadouros mas ambos com pouco uso.

Fique-se a saber, conforme estudo de Rui Passos Rocha, autor do recente livro "Histórias que as ruas contam", que o nome rua da Fonte é comum a mais de 1.200 ruas em território português. Contando com os seus derivados (Fonte Nova, Fonte Velha, Fontinha...) há 2700 ruas portugueses que "bebem" o seu nome nesta fonte! Curiosamente, a fonte que dá o nome à nossa Rua da Fonte é conhecida por Fonte Nova.

Em segundo lugar, a alguma distância, são as ruas da Escola que se destacam, seguindo-se as ruas do Outeiro, da Boavista, do Moinho, da Quinta, da Ribeira, do Pinheiro, da Oliveira e do Carvalho. Por cá, não temos uma rua da Boavista mas temos a Rua da Boa Vista. E na Ferraria há também a Rua da Bela Vista, que se enquadra também neste grupo de ruas com boa vista com mais de um milhar de ruas em Portugal. Na Ferraria temos ainda a Rua da Escola, como sempre a rua da antiga escola e no Vale da Feiteira, conforme informa o Lúcio Rente, o Largo da Bela Vista.

Voltando às fontes, não podemos esquecer que a Comenda tem também a Rua da Fonte Velha e ainda a rua e a travessa (o mais recente batismo toponímico) da Fonte da Poça.