O incêndio da Comenda foi um exemplo de como tudo por vezes funciona

 


Regressamos a um recente incidente devido a um incêndio nos limites da Comenda. Um incêndio em mato junto de habitações que apenas não tomou outra proporção porque houve uma resposta rápida por parte da junta de freguesia de Comenda, que acionou a sua carrinha equipada com kit de incêndios. A ajuda de alguns populares contribuiu também para o sucesso desta operação. Quando os Bombeiros de Gavião chegaram - e foram rápidos -, a situação estava resolvida, tendo a junta recorrido a um poço para bombear água.

Vem isto a propósito do alarido que por aí vai sobre a falta de meios para combater o flagelo dos incêndios. Nem tudo é o que parece. A nossa junta, por exemplo, tem recursos para este tipo de intervenções e mais uma vez o seu pessoal mostrou qualidade e competência. Isto não é só atirar para o ar críticas fáceis, nestes momentos é preciso sublinhar como tudo funcionou bem.

Só é pena que a nossa junta de freguesia ainda não tenha, como outras do concelho e até associações de caçadores, um rádio SIRESP. Mas isso são outros quinhentes e, bem vistas as coisas, o SIRESP por norma não funciona...