CHEGA vai a jogo para a Câmara e UF de Gavião e Atalaia, PSD entra nas contas da Comenda

 


O Partido Socialista foi o primeiro a definir os seus candidatos à Câmara Municipal e às freguesias no concelho de Gavião. Como era esperado pois tem toda uma "máquina" montada e é poder na Câmara e em três freguesias. Ricardo Flores é, como se sabe, o candidato à junta de freguesia de Comenda, surgindo com um lastro de alguma experiência nesta autarquia do concelho atualmente controlada pela CDU (força política que no corrente século fez um tri na junta).

Também já é conhecido que a CDU aposta forte na manutenção do seu domínio na freguesia de Comenda. Rui Vieira trocou a candidatura à Câmara pela candidatura à presidência da junta. É uma candidatura muito forte. Rui Vieira já foi duas vezes presidente da junta de freguesia de Comenda e só perdeu nesta condição uma eleição (para Carlos Alexandre, que viria a seguir a perder para Abílio Mendes). Ricardo Flores já sabe que terá uma corrida difícil, ele que terá ao seu lado Tânia Mota (os outros nomes não são conhecidos mas já tiraram fotografias).

Quanto ao PSD, apresentou há um mês Andreia Gaspar como candidata à junta mas houve mudanças e o candidato será um homem, uma figura bem conhecida da Comenda e também das lides políticas. Falta saber se o PSD vai "roubar" votos à CDU ou ao PS. Há teorias nos dois sentidos mas é sabido que não se ganham eleições com palpites.

À Câmara, o PSD volta a apostar em Vítor Filipe, concorrendo à união de freguesias da sede do município, a Margem e à Comenda. Belver fica de fora.


Quanto ao CHEGA, é garantido que não apresentará candidatura à junta de freguesia de Comenda. Mas é da Comenda a cabeça de lista deste partido à Assembleia Municipal de Gavião. O candidato à Câmara já está acertado e até sabemos quem é mas como nos pediram sigilo...aguardemos. Apenas podemos adiantar que é alguém com experiência em ambiente político autárquico. O CHEGA também apresentará uma lista para a União das Freguesias de Gavião e Atalaia mas esta será a única freguesia onde irá concorrer.

De notar que em 2021 havia 651 inscritos na freguesia de Comenda e que no próximo dia 12 de outubro teremos 624, ainda assim mais 4 que nas últimas legislativas.

Voltando à CDU, como já aqui dissemos, Helena Sebastião será a candidata à Câmara Municipal de Gavião, depois de quatro anos como "asa" de Abílio Mendes na junta de freguesia de Comenda. O atual presidente da junta de freguesia de Comenda não terá o seu nome nas listas da CDU.



Quanto aos outros partidos, não temos notícias. Há quatro anos concorreram apenas quatro forças políticas ao concelho mas ainda se deve manter em aberto a possibilidade de a Iniciativa Liberal ir a jogo. Quanto ao CHEGA, que em 2021 teve 82 votos, a expetativa do partido de André Ventura é que consiga cavalgar um pouco o resultado das últimas legislativas, quando foi a segunda força política mais votada, com um total de 511 votos, bem acima de PSD (398) e CDU (107). A CDU recuperou um lugar na vereação há quatro anos mas esse lugar está agora em risco.

Certo e sabido é que vamos ter eleições bem animadas! Cá estaremos para acompanhar o processo sem receio de sensibilidades mais ou menos apuradas. Habituem-se!