Referência cultural do Alto Alentejo e do concelho de Gavião, o Orfeão da Comenda/Estrela da Planície é também a grande bandeira de COMENDA nesta área. Mas o seu papel não se confina aqui, cumpre também uma missão social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus coralistas.
Hoje, 7 de julho, o nosso orfeão completa 32 anos de bons serviços. Não foi fácil e será difícil não deixar cair o muito que foi feito.
Só convivo com esta realidade há quatro anos mas depressa me rendi ao trabalho que aqui é feito. Neste hiato temporal, fiz-me sócio e colaboro sempre que sou chamado. Só não canto porque não quero estragar o trabalho magnífico do maestro Domingos Redondo, um maestro com o nosso orfeão desde a primeira hora.
Só lamento que muitos comendenses, alguns que até se arvoram em agentes culturais, não participem nas atividades do Orfeão da Comenda e outros que até já lá cantaram usem motivos fúteis para justificar o seu afastamento. Mas é da vida também a mesquinhez e a inveja.
O Orfeão continuará a fazer o seu caminho e comigo poderá continuar a contar mas não a cantar, ok?