CHEGA ainda não apresentou dez candidatos às autárquicas no Alto Alentejo

 


O CHEGA, o partido mais votado no distrito de Portalegre nas últimas eleições legislativas, com 29,9 % dos votos, ainda só apresentou cinco candidatos à presidência de câmara dos 15 concelhos do Alto Alentejo.

O primeiro foi Eurico Malhado, candidato em Elvas, onde o histórico Rondão Almeida, atual presidente de câmara, volta a ser candidato independente, com o PS a apostar em Nuno Mocinha, antigo presidente de câmara deste grande concelho.

Em Fronteira, o CHEGA com um apelido de peso, com o filho de um histórico presidente de Câmara deste concelho, eleito curiosamente pelo PSD e pelo PS, na corrida numa autarquia que é do PSD e onde há também uma candidatura independente e o PS aposta forte em António Palrão, atual presidente da junta de freguesia de Fronteira.


Em Portalegre, o CHEGA aposta no deputado que elegeu pelo distrito, numa corrida que parece ter tudo para ser fácil de Fermelinda Carvalho (PSD).

Hoje, em Gavião, João Lopes Aleixo, deputado do CHEGA eleito por Portalegre, fez-nos o ponto da situação.

Em Gavião, sabe-se que há pouco mais de uma semana o CHEGA teve uma reunião que contou apenas com a presença de uma mão cheia de pessoas. O partido tem pouco mais de um mês para definir uma lista que poderá ter liderança feminina. Mas será muito difícil apresentar candidaturas nas freguesias.

Por outro lado, a Comissão Nacional de Eleições já definiu o número de mandatos para cada autarquia. No caso de Gavião, os seus 3077 eleitores garantem cinco posições no executivo municipal, tal como já acontece.

Apenas Portalegre, Elvas e Ponte de Sor garantem no distrito sete mandatos, tendo em conta o número de eleitores. Apenas a título de curiosidade, Elvas é o concelho com o maior número de freguesias - 8. Elvas desagregou as freguesias de Terrugem e Vila Boim e Ponte de Sor as freguesias de Tramaga e Vale de Açor. Campo Maior é o o concelho com menos freguesias (3).

Na coluna da direita, podem conferir o número de mandatos para as assembleias municipais, 21 para as três grandes e 15 para as restantes. Este será o número de candidatos a apresentar pelas candidaturas acrescido de um terço do total de suplentes (arredondado para cima).

O distrito de Portalegre tem sete concelhos com menos de três mil eleitores e três com mais de dez mil.


Importa também referir que no concelho de Gavião a União das Freguesias de Gavião e Atalaia tem direito a nove mandatos na assembleia de freguesia (que elegeu o executivo) como resultado dos seus 1362 eleitores. As restantes freguesias têm sete mandatos. O número de mandatos determinada o número de candidatos a apresentar a que acrescem 3 suplentes.