O Partido Socialista de Gavião já definiu e aprovou os quatro candidatos às juntas de freguesia nas autárquicas de setembro/outubro.
Germano Porfírio recandidata-se à maior junta de freguesia, a União de Freguesias de Gavião e Atalaia, sendo esta a sua segunda candidatura a esta autarquia.
Ricardo Flores será o candidato do PS à junta de freguesia de Comenda, a única que não tem poder socialista no concelho. É uma estreia, tal como a candidatura de Paulo Ventura em Belver, embora este candidato tenha a experiência de ter sido asa de Martina de Jesus (que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos, devendo surgir em possível elegível na lista do PS para a Câmara).
Jorge Peixeiro, por sua vez, apresentará a sua candidatura à junta de freguesia de Margem.
Este foi um processo conduzido por António Severino, presidente da concelhia e já anunciado como candidato à sucessão de José Pio, que as respetivas secções validaram nas freguesias sem qualquer polémica.
De todas as candidaturas, a de Ricardo Flores é claramente a que mais "arrisca" pois na Comenda a CDU já conquistou três vezes a junta de freguesia no presente século. E Rui Vieira, atual vereador sem pelouros, será o candidato desta coligação PCP/Verdes tendo como lastro o facto de já ter sido duas vezes presidente desta junta de freguesia.
A Comenda tem um histórico de disputas à unha entre a CDU e o PS. Nas últimas autárquicas, por exemplo, teve de haver segunda volta depois de um empate na primeira e em 2009 o PS ganhou a junta por um voto.