Resposta da Proteção Civil de Gavião foi de alto nível


O apagão de ontem serviu também para testar a resposta da Proteção Civil de Gavião ao problema.

O que se pode dizer, desde já, é que essa resposta foi pronta e eficaz.

A Câmara Municipal reuniu de emergência ao princípio da tarde e acionou o plano de emergência municipal.

De pronto foram alugados geradores para os quatro lares do concelho, garantindo que estes teriam a energia necessária para enfrentar a situação, assim se protegendo os mais velhos.


Os Bombeiros Voluntários de Gavião, por seu lado, desde o primeiro minuto do apagão acionaram o respetivo gerador, garantindo a máxima operacionalidade.

Por aqui, na Comenda, a situação foi vivida com tranquilidade e ficou provada a utilidade da energia solar pois o Café Avenida esteve a tirar cafés em pleno apagão, graças ao seu sistema de painéis solares e de baterias.

Na nossa casa, valeram-nos, quando a noite entrou (a luz só voltou às 21.47), os leds que acumulam energia. É uma solução também para enfrentar estas situações. Por isso, nunca me faltou luz de leitura.

Estas situações são lições que temos de ter em conta. E na próxima vinda dos nossos amigos marroquinos à Comenda já sei o que vou comprar: um rádio a pilhas.

Isto também nos disse que será sempre bom ter em casa uma reserva de alimentos não perecíveis a curto ou médio prazo. Quanto à água, que nunca faltou, nós por cá todos bem pois não nos faltam bicas naturais.