Sob o mote "o futuro é já", os autarcas socialistas do distrito de Portalegre estiveram reunidos com Pedro Nuno Santos, entre os quais José Pio e António Severino, presidente e vice da Câmara Municipal de Gavião.
Também presentes, a presidente da Câmara de Nisa (também ela em fim de mandato), o presidente da CIMAA e da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, o presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, entre outros.
O Partido Socialista tem seis das 15 presidências de Câmara do Alto Alentejo (Campo Maior, Crato, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel) distrito já com menos de 100 mil eleitores e que nas legislativas elege apenas dois deputados.
A CDU detém duas presidências (Monforte e Avis), Elvas é de um movimento independente e as restantes seis autarquias são do PSD.
Nas últimas legislativas, o PS perdeu, em relação às eleições antecipadas de 2022, quase cinco mil votos mas conseguiu ser a força política mais votada, com o CHEGA a conseguir superar o PSD e a eleger o segundo deputado