Vem aí um mar de painéis solares

 


Os apoios para os painéis solares a instalar no parque solar da Margalha, o primeiro de muitos a ser construído no concelho de Gavião, já estão a ser colocados nas diversas áreas deste parque que ocupa terrenos da União de Freguesias de Gavião e Atalaia e da freguesia de Margem. Está será, junto à nacional 118, a zona de maior visibilidade dos painéis, de um lado e do outro da estrada.

Este primeiro mar de painéis deverá entrar este ano em produção.

Segue-se o parque solar do Polvorão, este com zona de maior visibilidade de painéis junto ao antigo campo de aviação. Um parque todo instalado na freguesia de Comenda.

Por aprovar está, por outro lado, o projeto solar da espanhola ENDESA (a Margalha e o Polvorão são da francesa AKUO), que contempla o parque solar dito da Atalaia mas quase todo ele a instalar na freguesia da Comenda (entre a nacional 118 e o caminho municipal da para a Ferraria), para além do pequeno parque dito da Comenda previsto para o Vale do Homem, na freguesia de Margem. E também o Mato Brito terá painéis.


Mas a coisa não ficará por aqui pois a ENDESA também tem em agenda um grande parque solar junto ao Monte da Pedra (na saída para o Crato) e outro dito Torre das Vargens mas que penetra significativamente na freguesia de Margem. E não será tudo pois também há um projeto para Gáfete.