Freguesia vizinha da Comenda, o Monte da Pedra juntou-se para propor medidas de minimização do impacto dos painéis solares que a Endesa pretende instalar de ambos os lados da estrada municipal de ligação ao Crato (antes da passagem de nível, no sentido Monte da Pedra-Crato). O projeto "Helíade" pertence à Endesa e integra-se no programa de investimento de mais de 600 milhões de euros que esta empresa espanhola pretende executar no âmbito da reconversão da central do Pego, com dois parques solares e respetivas linhas previstos para a freguesia de Comenda, sendo que as linhas da central do Monte da Pedra também intercetarão o nosso território.
A proposta de minimização de impacto proposta pela freguesia do Monte da Pedra - uma freguesia com 60 km2 e 222 habitantes apenas) pode ser consultada na página da junta no Facebook. São propostas razoáveis que passam, por exemplo, por não provocar "ruído" nos spots da freguesia, como seja no que se avista desde a laje do Penedo Gordo.
De destacar a proatividade da junta e o envolvimento da população neste processo que motivou uma recente reunião na sede da junta, com a presença do presidente da Câmara do Crato.