O hoje Largo doutor (Júlio) Cerejeira, que homenageia um antigo médico municipal de Gavião, irmão do famoso cardeal Cerejeira, já foi o epicentro das festas da Comenda, sobretudo da grande festa de setembro em honra de Nossa Senhora das Necessidades. Hoje, o eixo da aldeia deslocou-se mais para Norte, onde se concentram dois cafés, a padaria, a sede da junta de freguesia e as instalações da ADIC.
Esta foto publicada por Maria Adelina Monteiro tem data: 1980. Nesta altura, por exemplo, a ADIC tinha a sua sede no salão paroquial - só tinha nascido há seis anos.
Esta foto mostra-nos também José de Oliveira Carranca, pai da Maria Adelina, a montar o recinto das festas, ele que tinha o anexim de "Gafanhoto".
Já passaram 45 anos desde que um toque no obturador eternizou em película e depois em papel está imagem que demonstra que o tempo é voraz e que a mudança inevitável.
Nesta altura, a freguesia de Comenda já estava em perda demográfica mas ainda tinha 1475 habitantes. Hoje, já terá menos de 692 (censo de 2021). Contas fáceis de fazer para a perda em menos de meio século.