BOMBA! Terras raras descobertas na freguesia de Comenda

 


Depois de a MiningWatch Portugal ter divulgado a existência de terras raras em Monforte, Assumar, Crato e Penedo Gordo, estamos em condições de anunciar que foi detetada uma jaziga "enorme" destes minerais essenciais para a alta tecnologia na freguesia de Comenda - uma área superior a 300 hectares, com possibilidade de ainda ser acrescentada mais área.

Por enquanto não nos é possível divulgar o local da potencial área a explorar mas podem ficar com uma certeza: a exploração de terras raras irá ser um factor de valorização do nosso território e também vai potenciar o emprego.

"Não era expectável que aqui encontrássemos terras raras dado estarmos perante um território sobretudo formado por arenitos mas a verdade é que o alerta foi logo dado nas primeiras prospeções", referiu-nos uma fonte da empresa que está a tratar deste processo, no passado dia 10 de março, entre a Comenda e a Ferraria, quando se procedia à recolha de amostras num terreno alagado.

Contactamos a Câmara Municipal de Gavião mas não obtivemos resposta até ao momento. Acreditamos que esta noticia já terá chegado ao município.

O processo de prospeção foi numa primeira fase empreendido via satélite e numa fase seguinte por geo radar. As amostras retiradas do terreno, com toda a discrição, confirmam a existência de terras raras no nosso território, ainda não tendo sido apurar se a sua extração é rentável mas tudo indicando que sim.

As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos.

Acrescente-se que a mesma empresa internacional que fez a prospeção na Comenda conseguiu também confirmar a alta probabilidade de um regresso à exploração de jazigas de ouro nas arribas do Tejo.

Post no âmbito do Dia das Mentiras, 1 de abril