Apesar das legislativas de 18 de maio, as forças políticas de Gavião continuam a trabalhar na definição das suas listas para as autárquicas de setembro/outubro.
No PS, António Severino já foi anunciado como candidato à sucessão de José Pio e trabalha agora na formação das listas a apresentar nas freguesias, sendo certo que em Belver terá de ser encontradada uma alternativa a Martina de Jesus - que deverá transitar para a Câmara - e que em Margem Jorge Peixeiro tem tudo para renovar a sua candidatura. Na união de freguesias de Gavião e Atalaia, Germano Porfírio será de novo candidato.
Na Comenda é que parece estar mais difícil. A nova secção do PS na Comenda vai reunir em breve com o presidente da concelhia e candidato à Câmara para definir o cabeça de lista e será este a definir quem o acompanha.
Não são segredo os nomes que já vieram à baila: Ricardo Flores e Atílio Domingos. Outros foram já colocados na mesa mas sem consenso. Os regressos dos antigos presidentes de junta PS, Manuel Morais e Carlos Alexandre, não estão agora em causa, mas...
Reconquistar a freguesia de Comenda, perdida em 2021 para a CDU, é um dos propósitos de António Severino mas não será fácil se se confirmar a candidatura de Rui Vieira, atual vereador, pela CDU, embora a recandidatura de Abílio Mendes não esteja descartada.
Certa é, por outro lado, a candidatura de Andreia Gaspar pelo PSD e sobre uma eventual candidatura do CHEGA à junta comendense nada se sabe, sendo certo que o partido de André Ventura terá candidato à Câmara Municipal de Gavião. E tudo indica que será um candidato de peso. O PSD, por seu lado, já anunciou Vítor Filipe como candidato à Câmara.