Nova autoestrada do Alto Alentejo pode ser anunciada em breve e passará pela Comenda

 


O Alto Alentejo pode ganhar em breve a auto estrada que muito reclama na ligação entre a A6 e a A23. Uma via que poderá atravessar o concelho de Gavião pelo seu limite leste, com uma nova travessia rodoviária do Tejo entre as barragens de Belver e a do Fratel.

O véu foi hoje levantado pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que disse poder estar para breve o anúncio pelo governo.

O traçado desta via nunca será pacífico pois já em 2017, quando a questão se levantou, surgiram vozes discordantes, com cada um a querer puxar a brasa à sua sardinha.

O desenho desta via a partir de Estremoz parece ser o melhor pois é o ponto mais próximo do traçado da A23 e será um traçado que vai servir diretamente Fronteira, Alter do Chão e Crato, permitindo acesso rápido via IC13 a Portalegre e também a Ponte de Sor e Gavião via estradas nacionais. Um traçado que também não deixará Nisa muito longe.

Outro traçado possível é o arranque da nova autoestrada de Elvas com ligação direta a Portalegre e uma ponte mais próxima do Fratel, solução do agrado da atual presidente da Câmara de Portalegre.

Se for assim, é de todo possível que a nova autoestrada cruze território da freguesia de Comenda.