Jaime Estorninho não nasceu em Gavião mas na Ribeira de Nisa (um grupo de aldeias na serra de S. Mamede). No entanto, é hoje uma figura da história de Gavião, onde vive e hoje festeja o seu 84.° aniversário. Parabéns ao político e autarca que deixou a sua impressão digital no nosso concelho (acho que já posso dizer que também é o meu).
Durante uma década, Jaime Cordas Estorninho nunca perguntou o que o concelho de Gavião podia fazer por ele mas sim o que podia fazer pelo concelho.
E muito fez.
Estradas que hoje temos como adquiridas - por exemplo, a ligação Comenda-Nisa -, saneamento básico, recolha e tratamento de lixos como deve ser, recuperação de edificado e a criação do Orfeão da Comenda e da Banda Juvenil de Gavião. Conheço presidentes de Câmara que estiveram 20 anos no poder e não fizeram metade - e tenham em conta que só fiz uma síntese da sua obra como autarca.
Homem de abril, de convicções firmes e espírito democrático integralista, Jaime Estorninho é um dos autarcas modelos do nosso tempo em Liberdade.
Muita saúde, presidente, e parabéns. Gavião deve orgulhar-se de si e do seu legado.