Antes de sair, José Pio quer requalificar Largo dr. Alves Costa



Vamos lá ver se é desta, depois de uma série de anos de promessas.

José Pio, no seu último discurso, na celebração do dia municipal, referiu que não quer sair sem ver requalificado o Largo Dr. Alves Costa, na Comenda.

Conhecido durante muito anos simplesmente como 'A Praça', este largo já foi o centro da aldeia de Castelo/Cernado Comenda mas gradualmente tem conhecido alguma degradação.

Desde que no início de 2023 fechou o 'Café Alentejo', o largo tornou-se praticamente um deserto. Outra boa notícia passa pelo facto de o 'Café Alentejo', com nova gerência, estar prestes a abrir.

Se tiverem paciência, ouçam o que disse recentemente o presidente da Câmara Municipal de Gavião.

O presidente falou de algumas das suas "conquistas", como sejam a renovação das piscinas cobertas, a Casa de João Assunção/Casa da Noiva, a Ecolaguna, a Incubadora de Empresas, a renovação da Avenida José Marcelino, os miradouros do Cruzeiro, Bairro Cadete e Nossa Senhora dos Remédios, a nova piscina da Ribeira da Venda, a recuperação de fornos comunitários, parques infantis, o seminário que vai virar museu de arte e da atrelagem, etc.

José Pio falou também da aposta na educação e juventude, anunciando que as bolsas de estudo em 2025 aumentam de 25 para 35 mil euros. O presidente falou ainda da taxa de IMI mais baixa "de todo o país" e do apoio à construção de casa própria, para além do apoio a instituições de apoio social.

O presidente sublinhou também a instalação de cinco monumentos.

"É inegável que fizemos obra", afirmou no resumo que fez do trabalho realizado.


José Pio destacou os nomes de Jorge Santos, "o homem mais solidário com que convivo", e da vereadora Graciosa Chambel, Paulo Pires ("soube interpretar na plenitude as suas funções da Assembleia Municial") e dos elementos do seu gabinete. Sobre o seu vice-presidente, foi claro: "O melhor elogio que te posso fazer é de que quando fores presidente, como é meu desejo, encontres para presidente alguém como tu".

"São ainda muitos os projetos que temos em carteira e que iremos candidatar ao quadro comunitário 20/30", foram também palavras suas, empenhado "em fazer de Gavião uma terra de oportunidades".

    O Bairro Tropa, junto à ponte sobre o Tejo

A construção do canil/municipal, a musealização do Lagar da Fraga (Belver), a recuperação das casas do Bairro Tropa (Belver), a adaptação a novas funções da escola de Vale de Gaviões, a recuperação da estrada velha de Gavião, a Casa de Artes e Ofícios, a recuperação do Largo Dr. Alves Costa, o novo loteamento industrial de Gavião e o novo Largo do Município de Gavião foram os projetos [VER VÍDEO] a executar em 2025 anunciados por José Pio.

Foi dito, fica escrito, pode ser visto.

Aguardemos.