Memórias do antigo palco das festas

 


Esta foto do jardim hoje Manuel de Jesus Duarte, antigo largo da Arvorinha, aqui decorado com colchas em honra de Nossa Senhora das Necessidades, suscitou boas recordações.


Maria Adelina Monteiro (na foto), que aqui reside depois de uma vida de trabalho em Lisboa, ao serviço do jornal 'Diário de Notícias ', recordou que era aqui que se instalava, onde está o carro branco, o palco das festas da Comenda, que decorriam desde este largo até ao hoje Largo dr. Alves Costa. Lúcio Rente, por seu lado, garante que o palco era instalado em frente à casa que era de Manuel Carranca, voltado para o largo da Arvorinha.

Luís Guedelha, por seu lado, acrescentou:

"Cinquenta anos atrás neste largo nesta altura...Víamos grades de madeira a marcar o recinto das festas da Comenda. Huve um tempo em que um conjunto lhe era muito fiel, o tal "Riba Sôr".

Muitos certamente já nem se lembram...Na forja do meu vizinho Plétos papéis com as festas da Comenda de anos e anos cortavam a parede. Foi pena ninguém os ter guardado ou eu os ter roubado nessa altura, hoje eram tesouros da nossa terra."

Jorge Graça também comentou:

"Luis Guedelha, ainda te lembras dos Hossana e dos Hobnob, grandes grupos de Lisboa que passaram por aí nos meados dos anos 70?"

Belas memórias.