Auchan só precisa de levantar licença para começar a obra e a Comenda pode ter largo requalificado

 


Como tem sido da praxe, aqui estamos a dar conta do que ainda não foi contado sobre a última reunião da Câmara Municipal de Gavião. Lembramos que a Câmara faz duas reuniões públicas por mês e que são de acesso livre para quem quiser assistir e intervir no final. Mais uma vez fui a única presença neste momento.

José Pio começou por dar conta da situação financeira da autarquia, apresentando um saldo positivo de 3,6 milhões de euros, cumpridos já os pagamentos de salários e subsídio de férias aos funcionários da Câmara.

O Centro de Convívio da Torre Fundeira pediu à Câmara a limpeza do campo de jogos para o jogo da malha concelhio, no próximo dia 14 de julho, uma etapa do torneio que conta com 600 euros de apoio da autarquia (400 pela organização e 200 pela participação noutras etapas do torneio).

Foi informado que foram apresentadas seis de um máximo de dez candidaturas ao programa que possibilita aos jovens uma experiência de trabalho nos vários serviços da Câmara - da piscina coberta à biblioteca.

A Câmara aprovou a prorrogação do aluguer da loja n.º 1 do Mercado da Comenda a Atílio Domingos e vai apoiar Augusto Nunes, do Vale da Feiteira, na sua participação no programa 'O Preço Certo', cedendo uma carrinha de 9 lugares e alguns presentes para Fernando Mendes.
~
Também foi decidido conceder entradas gratuitas na Eco Laguna e um almoço a um grupo de 50 jovens institucionalizadas na Congregação de Religiosas de Maria Imaculada, de Fátima. As raparigas este ano estarão uns dias no Crato mas gostavam de vir a Gavião de novo pois estiveram aqui no ano passado e gostaram muito.

Como de costume, os respetivos serviços, através do engenheiro Firmino Espadinha, deram conta de mais alguns movimentos imobiliários, com a Câmara a não exercer direito de preferência sobre imóveis vendidos da Bela Vista, no Vale da Feiteira, por 43 mil euros, e na Comenda, na rua dr. Freitas Martins, onde um imóvel com 80 metros quadrados de área útil foi vendido por 17 mil euros. A Câmara aprovou também o pedido de esplanada para o Café Avenida, na Comenda.

Foi informado, por outro lado, que o Centro Interpretativo de Caminhos Pedestres e BTT da Degracia viu prorrogado para dezembro o fim da obra em curso na antiga escola primária. Este centro deverá ser homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Fique-se ainda a saber que de 19 a 26 de junho o circo 'Dragon' estará na Alameda 25 de abril, em Gavião.



Já com programa fechado, a Mostra de Artesanato e  Gastronomia de Gavião - que decorre de 19 a 21 de julho -, tem 60 espaços ocupados e contará com três restaurantes. Seis associações do concelho também estarão presentes com tasquinhas.

Assunto foi também a presença de dois nadadores salvadores no Alamal e de um na Eco Laguna. José Pio informou que espaços aquáticos com menos de 80 metros quadrados não obrigam à presença de nadadores salvadores, como é o caso da Ribeira da Venda. Ainda na Eco Laguna, a Câmara informou que serão ali colocados mais dez colmos de sombreamento.

O vereador Vítor Filipe quis saber como está a situação da instalação do 'Auchan' e José Pio respondeu dizendo que está a correr o prazer para o pedido de licença de construção, depois de aprovados os projetos de especializadas e de arquitetura. "Logo que seja levantada a licença, a obra começa", acrescentou.

Já no final da reunião, o vereador Rui Vieira alertou para a necessidade de requalificar, na Comenda, o largo prof. Manuel Monteiro e as casas de banho públicas e José Pio respondeu dizendo que é uma obra que gostava de fazer até ao fim do seu último mandato. Rui Vieira alertou também para a situação das bombas de gasolinas abandonada no largo do Choupinho. "Fizemos um esforço tremendo para resolver isso mas houve a intervenção de uma pessoa da Comenda que nada ajudou", reagiu José Pio, que aproveitou para informar ainda sobre o largo prof. Manuel Monteiro que já falou com a arquiteta Rita para ver se esta última consegue apresentar um projeto.