Museu de Gavião de Carros de Atrelar promete boas surpresas

O Museu de Artes e Carros de Atrelar de Gavião está em fase de conclusão e começa a consolidar importantes parcerias, assumindo-se desde já como uma extensão do Museu dos Coches de Lisboa neste território.

Agora, o Município de Gavião passa a contar com mais uma importante parceria de âmbito cultural com a APA.


A APA - Associação Portuguesa de Atrelagem - é uma referência para todos aqueles que se interessam pela utilização e manejo do cavalo atrelado, mas também pelo património de carros de cavalos existente em Portugal. 

A união das duas entidades irá no sentido de promover ações de promoção imprescindíveis para perpetuar o meio de transporte e de comunicação hipomóvel.

O presidente da Câmara de Gavião, José Pio, gostava de poder inaugurar o museu no próximo dia 25 de abril mas não será fácil tendo em conta a fase em que se encontram os trabalhos.

O interior do museu em obra no final do ano passado


O museu foi criado para albergar a coleção de carros de atrelar da Margalha mas houve problemas com o proprietário da coleção. Um processo que não está fechado e que também poderá trazer mais boas notícias para um museu que irá ocupar o edifício do antigo seminário de Gavião.

O museu tem dois pisos exclusivamente dedicados a exposição de 16 carros de atrelar e tem tudo para ser uma referência do roteiro de museus do Alto Alentejo.