Cadafaz, uma aldeia com muito ainda para dar

 


Cadafaz é um apelido e um topónimo com origem no árabe, fruto de uma ocupação e domínio de populações falantes desta língua durante quatro séculos.

É o nome de uma das aldeias do concelho de Gavião, pertencente à União de Freguesias de Gavião e Atalaia e hoje com pouco mais de 200 residentes.


Não é a única Cadafaz do país pois tem irmãs toponímicas em Góis - na forma de aldeia de xisto - e em Celorico da Beira.

A caminho do Alamal, Cadafaz merece uma visita pois conserva alguns elementos do passado e tem pormenores relevantes. Como seja a decoração da casa azul e branca da montagem fotográfica, onde também se vê parte do Páteo da Alegria, para além da antiga escola primária que hoje é sede do clube local.


Também para ver o forno comunitário que foi recuperado tal como outras estruturas do género no concelho de Gavião (em Outeiro Cimeiro e Fundeiro, na sede do concelho, em Furtado e Torre Cimeira), resultado de um programa executado em 2019.


Em Cadafaz fica também o Gavião Nature Village, de que aqui se vê, desde a estrada, a zona do parque infantil. Este alojamento e restaurante de características especiais, com alojamento tipo glamping, em estruturas leves mas de grande conforto, tem ajudado a dar uma nova vida a Cadafaz, onde a recuperação de edificado e a ativação do mercado imobiliário são um facto.


Vamos desejar também que a respetiva junta de freguesia seja capaz de, brevemente, dar a Cadafaz a divulgação que esta merece.