Mais uma casa vendida na Comenda e outra comprada em Gavião para arrendamento acessível

 

Aconteceu esta semana a segunda reunião mensal da Câmara Municipal de Gavião, uma reunião que contou com as presenças de José Pio, António Severino, Graciosa Chambel (eleitos do PS), Rui Vieira ( (CDU) e Vítor Filipe (PSD).

Desde logo mais uma vez ficou clara a excecional situação financeira da autarquia, que dispõe de 1,7 milhões de euros em caixa.

Rui Vieira voltou a dizer que as freguesias onde irão ser instalados painéis solares - operação que encheu os cofres da autarquia graças a uma compensação na ordem dos dois milhões de euros - foram prejudicas e devem ser compensadas financeiramente. "Prejudicadas em quê?", perguntou José Pio. "O dinheiro não é para as freguesias, é para investimento no concelho", acrescentou. Entretanto, a Câmara discute agora os 300 mil euros que falta receber do Fundo Ambiental, uma situação que está em recurso e que dificilmente será ganha.



O executivo deu notícia dá primeira aquisição de uma casa para o programa Estratégia Local de Habitação, como consequência da compra por 15 mil euros de um imóvel em frente à Biblioteca Municipal, para recuperação e arrendamento acessível.

José Pio informou também para a existência de uma situação de rendas em atraso no Municipal de Comenda e na Ribeira da Venda.

A autarquia anunciou também a intenção de contratar uma psicóloga e uma técnica de assistência social para o programa RADAR, um programa que irá acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade. Os contratos serão a termo determinado, por 24 meses.

Em preparação está, por outro lado, um grande simulacro da proteção civil na Linha da Beira Baixa, junto aos túneis do Outeiro, em Belver. Será no dia 1 de março e na altura com o plano de emergência municipal a ser acionado.

A Câmara também decidiu não exercer o direito de preferência sobre uma casa vendida no Largo dr. Cerejeira, na Comenda, pelo preço de 33 mil euros.




O vereador Rui Vieira alertou para a situação de alguns caminhos na zona da Comenda e na rota do próximo raide da Ferraria, tendo sido dito que as reparações serão feitas.