A figura do ano de 2023: Atílio Domingos

 


Sabemos bem que é sempre subjetivo escolher uma figura do ano que passou na freguesia da Comenda.

Mas esta é a nossa escolha: Atílio Domingos, o empresário agrícola, talhante e dono do restaurante da Ribeira da Venda. Um homem dos sete instrumentos que funciona sempre em excesso de velocidade.


Com residência no Vale da Feiteira, o antigo atleta de luta greco-romana faz jus às origens deste desporto milenar e que nasceu no caldo cultural de que hoje ainda nos alimentamos.

Em 2023, Atílio Domingos renovou a sua concessão na Ribeira da Venda ao apresentar em concurso uma proposta de renda que dobrou a que a Câmara Municipal de Gavião recebe pela praia do Alamal. Não é para todos!

Hoje com uma rebanho de ovelhas de mais de 200 cabeças, o agricultor e empresário é um exemplo de dinanismo. Eis o português dos Descobrimentos, aquele que, só olhando para a frente e desprezando os problemas em prol das soluções, deu novos mundos ao mundo. 


Isto, claro, para além do belo leitão que podemos sempre degustar na Ribeira da Venda.

Quem não conhece o Atílio?

Jorge Graça comentou:

"Por falar em luta Greco Romana tivemos um atleta nesta competição que foi campeão de juniores pelo Grupo Desportivo de Runa, Torres Vedras, e também pelo Ginásio Clube em Lisboa na década de 70, era Comendense de nome Fernando Flores Duarte, já falecido. Era meu Camarada de armas e também tio do Comendense João Manuel filho do Leote."