Um grande momento da história da freguesia de Comenda.
Dia 28 de maio de 2000. A foto foi publicada no boletim municipal 'Gavião com Voz'.
É inaugurado o parque de merenda da Ribeira da Venda, um parque que tem o nome de Jorge Bastos, o homem que doou os terrenos à Comenda.
Na foto de capa, discursa o então presidente da Câmara Municipal de Gavião, Jorge Martins de Jesus, atentamente ouvido por Manuel Morais, então presidente da junta. À direita de Jorge Martins está José Sócrates, então ministro do Ambiente, cuja memória desta presença se encontra epigrafada à entrada do parque de merendas. Presente também o então Governador Civil de Portalegre, Galinha Barreto, que tinha sido presidente da Câmara de Gavião também.
Uma primeira fase do parque já tinha sido inaugurada em 1989 (ainda em vida de Manuel Jesus Duarte, o homem que sonhou e levou em frente o seu sonho) e desta vez o Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, futuro primeiro ministro da nação, esteve cá para inaugurar o novo bar e a piscina para crianças.
Manuel Jesus DuarteTendo ficado a promessa de um tanque também para adultos - situação que iria demorar 18 anos a ser concretizada. Sócrates aproveitou também para encerrar duas lixeiras no concelho de Gavião, uma delas na freguesia da Comenda.
Memória da primeira inauguraçãoHoje, o parque de merendas tem uma área total de 5,7 hectares, concretizada que foi, pela autarquia, a compra do terreno da encosta aos herdeiros de Jorge Bastos. Um terreno que será doado pela Câmara à autarquia embora a responsabilidade pelo funcionamento do parque de merendas continue a pertencer à Câmara Municipal de Gavião.