![]() |
A imagem que estão a ver é do polo da Biblioteca Municipal de Gavião na junta de freguesia de Comenda.
Sou um utente de bibliotecas e desde que aqui cheguei inscrevi-me como leitor na biblioteca de Gavião, onde tenho feito algumas pesquisas e requisitado livros.
Aqui, na Comenda, temos também a pequena biblioteca/nicho no jardim Mário de Jesus Duarte, projeto de troca de livros (ou não) que já ajudei a abastecer - há outro no Vale da Feiteira.
À sua escala, a Biblioteca de Gavião tem feito um trabalho permanente contra a tendência para tornar os livros obsoletos face à tecnologia, sobretudo dirigido, e bem, aos mais jovens.
![]() |
Agora, a BMG arranca, na Ferraria, para mais uma iniciativa. A autarquia recuperou um jipe que colocou ao serviço da biblioteca e que andará pelos locais do concelho que não têm acesso direto a livros. É uma excelente ideia que nos remete para a experiência das bibliotecas itinerantes da Gulbenkian, que tanto contribuíram para a instrução e o entretenimento de quem vivia no interior.
A ideia que deixei vai no sentido de o jipe com livros visitar também as povoações que têm pólos de leitura, como é o caso da Comenda sede de freguesia, também para ajudar a promover esses pólos.
Parabéns pela iniciativa. Sexta-feira, às 15 horas, estaremos na Ferraria.