Mais boas histórias contadas pelo guardador de memórias da Comenda

 


Fernando Alves, grande referência da rádio nacional, chamou a Jorge Branco o guardador de memórias da Comenda.

Foi um tiro na mouche. Já com dois livros publicados sobre a Comenda e as suas histórias, este comendense nascido no dia 22 de novembro de 1953 vai brindar-nos com mais um livro, este sobretudo de ficção mas que se adivinha inspirado em histórias reais.

"A Quadrilha dos Galhardos e Outros Cantos" apresenta-se amanhã no salão paroquial da Comenda, às 16.30 horas, em plenas festividades de Nossa Senhora das Necessidades.

Jorge Branco subiu a corda da vida a pulso e formou-se em medicina em 1980, especializando-se em medicina geral e familiar, bem assim como em hidrologia e climatologia médica, tendo trabalhado cinco anos no Hospital Prisional de Caxias.



A escrita é também uma das suas paixões e como escreve bem Jorge Branco, sem pretensiosismo ou barroquismos, num estilo singular e fluente que agarra o leitor às suas histórias.

                                                        2015
                                                        2018


Depois de 39 histórias de vida que deram origem ao monumental 'Comenda com Gente', Jorge Branco vai certamente dar amanhã à Comenda o que de mais precioso alguém pode dar, enriquecendo a sua história e reforçando a identidade de uma aldeia que ama e onde volta sempre que sente o chamamento da sua tribo.

Comenda com Gente e Comenda com Alma estão disponíveis para aquisição na junta de freguesia da Comenda e podem ser também requisitados na Biblioteca Municipal de Gavião.